As montanhas Tatra (em polonês e eslovaco Tatry), formam uma cordilheira na fronteira da Polônia e Eslováquia e é o setor mais alto dos Cárpatos. A maior parte e os picos mais altos da cordilheira estão situados na Eslováquia; os maiores lagos destas montanhas podem ser encontrados na Polônia. O pico mais alto das Tatra é o Gerlachovský štít, (anteriormente chamado de pico Franz Joseph) e está a 2.655 metros de altitude, na Eslováquia. O Rysy, na altitude de 2.499 metros, é o pico mais alto da Polônia (na fronteira polaco-eslovaca).
O Parque Nacional das Tatra Eslovacas (Tatranský národný park) foi fundado em 1949 e o contíguo Parque Nacional das Tatra Polonesas (Tatrzański Park Narodowy) foi fundado em 1954. As duas áreas juntas entraram para a lista de Reservas da Biosfera da UNESCO em 1993.
Em 19 de novembro de 2004, uma grande porção de florestas na parte sul das Tatras Altas foi devastada por uma forte ventania de mais de 100 mph. Três milhões de metros cúbicos de árvores foram arrancadas, duas pessoas morreram e muitas aldeias nas Tatras Altas foram destruídas. A floresta sofreu ainda mais danos após o incêndio florestal que se seguiu e a ecologia local levará muitos anos até se recuperar totalmente.
(fonte: pt.wikipedia.org)
3 comentarios:
que parque más guapo!!!! pero no vale subir en teleférico!!!!!!
cuidaros mucho, cuidado con los campos de concentración, se me pone la piel de gallina!!!!!
Un besazo
Realmente lindo e selvagem. ("Into the wild"). Beijos e continuem a jornada em paz.
amazing pictures. congrats :)
Publicar un comentario