lunes, 11 de agosto de 2008

Birkenau (Polonia) P.B.

Quando um prisioneiro passava pela seleção inicial, era enviado a passar um período de quarentena, após o que se lhe atribuía uma tarefa no próprio campo ou era enviado a trabalhar em algum dos campos de trabalho anexos.















Aqueles que eram selecionados para exterminação eram enviados a um dos grandes complexos de câmara de gás/crematório nos extremos do campo. Dois dos crematórios (Krema II e Krema III) tinham instalações subterrâneas, uma sala para despir e uma câmara de gás com capacidade para milhares de pessoas. Para evitar o pânico, informava-se às vítimas que receberiam ali uma ducha e um tratamento desinfetante. A câmara de gás tinha inclusive tubulações para duchas, embora nunca tenham sido conectadas à rede de água. Ordenava-se às vítimas que se despissem e deixassem seus pertences no vestiário, onde supostamente poderiam recuperá-las ao final do "tratamento", recomendando-se que recordassem o número da localização de seus pertences. Uma vez selada a entrada, descarregava-se o agente tóxico Zyklon B pelas aberturas no teto. As câmaras de gás nos crematórios IV e V tinham instalações na superfície e o Zyklon B se introduzia por janelas especiais nas paredes. Os corpos eram levados por prisioneiros selecionados para trabalhar na operação das câmaras de gás e fornos crematórios (chamados Sonderkommando), a uma sala de fornos anexa, para cremação.

3 comentarios:

Zehzyum Rocha dijo...

Caraca! Todas as fotos dos Campos de Concentração são de dar calafrios pelo corpo. Como alguns seres humanos são capazes de fazer atrocidades como estas enquanto outros sacrificam a própria vida para salvar outra? Vai entender... mas as fotos estão muito artísticas.

Unknown dijo...

Não sei se teria coragem de entrar num lugar desses, mas já que vocês entraram, me digam: há muitos visitantes? Fale mais sobre esse passeio "turístico".
Beijos

Mary dijo...

Sigo sin palabras, En España fué en menos cantidad, pero saber que mis bisabuelos, abuelos y padres pasaron por algo parecido...No es un buen recuerdo, estoy con carly, no me meteria en un lugar así, pero las fotos te hacen sentir como si estubieras dentro.
Muy buenas!!!!